quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O QUE É FIRMWARE ? PRA QUE SERVE

Se você é novo no assunto então Entenda a diferença entre Atualização e Recovery

A definição técnica entre Software, Sistema Operacional e Firmware é bem estreita, são basicamente a mesma coisa fazendo as coisas de maneira diferente em diferentes linguagens de programação e sendo executados em Plataformas diferentes, em se tratando de informatica ou tecnologia da informação o que cada um pode fazer e como faz é praticamente infinito.
Seguindo deste principio. Para se instalar o Windows existem muitas maneiras, bem como recuperar o mesmo de um erro fatal e cada técnico decide qual o melhor procedimento pra restabelecer o funcionamento do mesmo.
A mesma coisa é quando o assunto é Android, aí as possibilidades vão alem, entre os muitos outros sistemas operacionais que existe.
Cada tipo de aparelho, cada tipo de plataforma tem os seus próprios e muitos métodos diferentes de se chegar no mesmo resultado e depende do que cada um apresenta e cabe sempre ao profissional escolher e conhecer previamente os procedimentos.

Em se tratando de Firmware para memoria flash. O firmware para um CHIP FLASH tem a extensão do arquivo terminado em .BIN ou .EX que é a linguagem de maquina já que este firmware é gravado diretamente na maquina ou seja o CHIP FLASH, e é um backup de uma flash funcionando 100% e que serve para repor o firmware em uma flash de um aparelho  que esteja corrompida, fragmentada ou faltando trechos das instruções e apresentando algum tipo de problema desde um bug até a não inicialização.Da mesma forma como ele foi copiado da memoria ''boa'' ele será gravado para outra memoria, ou seja, através do gravador de memoria flash. Cabe ao técnico responsável avaliar se é viável, se é mesmo necessário e se possui conhecimento e ferramentas necessárias para o procedimento, pois este procedimento é um trabalho técnico de recuperar uma placa.

Diferente da atualização via pen drive que é feito com o aparelho ligado e que é feita para corrigir pequenos bugs, regravar o firmware em uma flash é feita com o componente fora da placa e gravada diretamente no gravador de Memoria e este procedimento só é recomendado quando a placa não está ligando de modo que não permita a atualização via pen drive ou quando a atualização do produto não é disponibilizada pelo fabricante. Nem mais, nem menos, todo processo de reparo oferece riscos e é por isso que o técnico é que deve julgar por sua conta e risco qual procedimento vai fazer.

A origem de um arquivo .BIN ou .EX pode ser primeiramente de uma compilação de uma linguagem de programação para a linguagem de maquina, .BIN ou .EX, a segunda possibilidade de origem desses arquivos é copiando, mantendo assim uma cópia de segurança do mesmo diretamente da maquina, ou seja o CHIP.
Gravar, atualizar ou fazer recovery são a mesma coisa. Aforma como serão feitas depende de muitos fatores.



COMPARTILHAR

Author:

Comentários do Facebook

0 comentários: